Prefeita de Altaneira e Deputado Yury do Paredão apresentam projeto para conclusão da Rodovia Transamazônica

Em uma iniciativa conjunta, a prefeita de Altaneira, Késia Alcântara, e o deputado federal Yury do Paredão protocolaram, em Brasília, um projeto que visa a conclusão do trecho da Rodovia Transamazônica (BR-230) que passa pela região do Cariri cearense. A proposta foi entregue diretamente ao diretor nacional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Falcão, durante uma audiência realizada na última quarta-feira.

No documento, a prefeita Késia destacou que a luta pela construção da Transamazônica na região é antiga. Ela mencionou que políticos e cidadãos de Altaneira, incluindo seu pai, o ex-prefeito João Ivan, e seu sogro, o ex-presidente da Câmara, Raimundo Soares, cederam terras para os trabalhos topográficos realizados pelo Batalhão de Engenharia do Exército nas décadas passadas.

Durante o encontro, Fabrício Falcão acolheu a demanda e se comprometeu a apresentar o projeto ao ministro dos Transportes, Renan Filho. Segundo Falcão, o trecho “merece ser finalizado”, reconhecendo a importância da obra para a região.

A prefeita ressaltou que a conclusão da rodovia é um “sonho antigo dos altaneirenses” e lembrou que a estrada carroçável entre Farias Brito e Altaneira ainda é amplamente utilizada pelos moradores, apesar das condições precárias.

Além da pauta de infraestrutura, Késia anunciou, no início da semana, a destinação de R$ 1 milhão para a saúde de Altaneira, por meio de emenda do deputado Matheus Noronha (PL), e a aquisição de equipamentos hospitalares viabilizada junto ao senador Cid Gomes (PSB).

Histórico da Transamazônica em Altaneira

A BR-230, conhecida como Transamazônica, é uma rodovia de grande extensão que liga o Nordeste ao Norte do país. O projeto original previa a passagem da estrada pelos municípios cearenses de Várzea Alegre, Farias Brito, Altaneira e Campos Sales, seguindo em direção ao Piauí. No entanto, as obras foram interrompidas na década de 1980, no trecho de Farias Brito. Nos anos 2000, uma alteração no traçado desviou o percurso para Assaré, deixando Altaneira fora do trajeto principal.

A conclusão desse trecho é considerada estratégica para o desenvolvimento econômico e social da região, facilitando o escoamento da produção local e melhorando a mobilidade dos habitantes.

A comunidade altaneirense aguarda com expectativa a aprovação e execução do projeto, que promete trazer avanços significativos para o município e áreas adjacentes.

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